Quarta, 12 de Maio de 2021
44-99988-4455
Anúncio
Geral Paraná

Programa Paraná Produtivo reúne lideranças para discutir desenvolvimento integrado

Foram realizadas duas oficinas do programa, que busca identificar potenciais e carências das regiões e planejar o desenvolvimento produtivo e integ...

30/04/2021 16h40
9
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
© SEPL
© SEPL

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, realizou nesta semana as primeiras oficinas do Programa Paraná Produtivo. O programa pretende identificar potenciais e carências das regiões e planejar um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios.

As oficinas reúnem lideranças políticas, do setor produtivo e representantes de universidades para fazer o diagnóstico da região, discutir potencialidades e elencar prioridades. Os primeiros encontros foram realizados nesta quinta (29) em Jacarezinho e na sexta-feira (30) em Cornélio Procópio. O secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, fez a abertura dos dois eventos.

Ele apresentou o programa e mostrou que um dos objetivos do Paraná Produtivo é contribuir para a geração de emprego e renda e a diminuição das desigualdades regionais. O secretário também destacou a importância de integrar as políticas públicas municipais e estaduais, sincronizando-as com ações desenvolvidas por entidades representativas e pelos setores empresariais e acadêmicos.

 “Precisamos integrar todas as iniciativas estaduais às necessidades da população para o desenvolvimento das regiões”, disse Bernardo Jorge. “Queremos a integração entre as políticas públicas do Estado e as municipais para estabelecer projetos estruturantes para as regiões”, acrescentou.

Nesta primeira fase do programa, estão sendo realizadas as oficinas de diagnóstico para coleta de informações e ouvir as demandas de cada uma das regiões, destacando as potencialidades, fragilidades, perspectivas e oportunidades que poderão alavancar o desenvolvimento produtivo.

Nas salas virtuais, os participantes das oficinas debateram situações como de infraestrutura, capacitação de pessoas e fortalecimento dos sistemas produtivos, como pavimentação de estradas rurais, retomada do turismo, apoio ao pequeno produtor, apoio ao cooperativismo e energias renováveis.

Devido à pandemia, as oficinas ocorrem em formato virtual. Participaram prefeitos, secretários municipais e representantes do setor produtivo, de universidades e da sociedade civil organizada. As solenidades foram transmitidas pelo canal do Youtube da Escola de Liderança do Paraná.

Os encontros foram conduzidos por grupo de trabalho formado por técnicos da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, do Serviço Social Autônomo Paraná Projetos e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Para orientar as ações, uma base de informações territoriais foi criada e auxiliará na visualização dos pontos fortes e oportunidades de cada região.

PRÓXIMO PASSOS -Em maio serão promovidas oficinas de diagnósticos em outras seis regiões. Na sequência, haverá reuniões para tratar das oportunidades encontradas pelos participantes.

O próximo passo prevê encontros para priorizar ações e, no terceiro trimestre do ano, haverá a entrega do plano de ação a ser desenvolvido.

Ao todo, serão organizadas quatro oficinas em cada uma das oito regiões e todas poderão contar com uma plataforma de gestão territorial, que reunirá informações, dados e estatísticas em diversas áreas, possibilitando acompanhar os resultados e ações ao longo do tempo.

Saiba mais sobre o Programa Paraná Produtivo em:https://paranaprodutivo.com.br/

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Maripá - PR
Atualizado às 20h19 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 18°

18° Sensação
10.9 km/h Vento
85.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 21°

Sol com algumas nuvens
Sexta (14/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias